24/11/2011, por Atheniense Advogados

Dia 30/11: Homenagem ao Centenário de Grandes Juristas na Academia Mineira de Letras

Darcy Bessone, San Tiago Dantas e José Cabral. Esses são os nomes dos três grandes juristas a serem homenageados pelo IAMG, no dia 30 de novembro, às 19 horas, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes – BH).

Poucos brasileiros marcaram o seu tempo quanto o advogado, acadêmico, jornalista, militante político e diplomata, Francisco Clementino de San Thiago Dantas. Sua trajetória profissional começou quando ainda era jovem, aos 21 anos. Revelou-se excepcional advogado quando obteve aos 29 anos a cátedra de Direito Civil pela Faculdade Nacional de Direito. Como muitos de seus companheiros de geração e de inquietude intelectual e política, se tornou ativo militante integralista. A homenagem será feita pelo advogado Aristoteles Atheniense.

Considerado como um dos causídicos mais importantes que Minas já produziu e um dos associados referência do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Cabral, faleceu em 2008, aos 97 anos, em plena maturidade advocatícia. Exerceu importantes cargos no governo de Minas. Na OAB/MG foi secretário por um mandato e vice-presidente, por cinco anos, em dois mandatos sucessivos.

Darcy Bessone de Oliveira Andrade foi outro grande jurista de sua época. Em 1958 presidiu o IAMG e esteve durante dois mandatos a frente da presidência da OAB/MG nos períodos de 1961 a 1962 e de 1963 a 1964.

A programação do evento em homenagem ao centenário desses reconhecidos advogados contemplará também a posse de novos associados e os lançamentos da Revista nº 17 do IAMG e da obra “O futuro do processo civil no Brasil”, de Lúcio Delfino.